quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A menor distância entre dois pontos é uma reta, Ou Não!


Uma máxima da matemática que é simples, mas que devido a tanto desinteresse nos estudos, escola e professores demorei um certo tempo para entender. Nunca fui um bom aluno, sempre me esforcei o mínimo para não ficar para trás e não ter de repetir tudo novamente. estudar era massante e desinteressante. Me interessava mais pela minha vida do que pelo período escolar que não foi fácil. Não por conta do que hoje se chama bullying, nunca tive este problema. Era reservado demais até mesmo para ser notado, ainda bem.
Mas falando dos dois pontos, ou a reta, esta afirmação só é valida quando estamos falando de geometria plana pois quando se trata de um espaço tridimensional a menor distância entre dois pontos pode ser uma curva, isso mesmo, uma curva, mas não me atrevo a explicar o porquê disso. Ou seja, até mesmo diante das exatas (ciências exatas) podemos aplicar aquele jargão bem de Humanas: OU NÃO.
Pouco queria saber do que a escola podia me ensinar e quase nada aprendia do que a vida queria me ensinar. Estava inerte a ambos. Pensava em demasia e a lugar algum ou conclusão alguma chegava. Certo dia fazendo um trajeto que acreditem, todos os dias eu fazia, estávamos eu e alguém que sequer me recordo quem fosse seguíamos em direção ao centro da cidade. Eu resolvi como de costume cortar o caminho, e como havia chovido naquele dia quem me acompanhava tentou me convencer de que que seria mais acertado seguir o trajeto que estávamos fazendo, e quando me dei conta para convencer o acompanhante de que eu estava certo bradei: a menor distância entre dois pontos é uma reta, será mais rápido por aqui. Assim que falei me veio aquele sentimento de Eureca que tão poucas vezes se repetiu em minha vida. Mas o OU NÃO estava no caminho para me passar a perna, afinal devido o caminho ser de barro e os All Star da vida foram traiçoeiros e me levaram ao chão.
A menor distância foi motivo de chacota, roupa suja e mal humor. No dia que resolvi confiar na matemática fui traído pelas ciências naturais, afinal havia chovido. Mais do que nunca a matemática não era amiga e nem confiável. A solução da questão matemática estava em meu caminho o tempo todo só enxerguei quando conveio.

Nenhum comentário: