domingo, 21 de agosto de 2011

REssignificando

            Há alguns dias ouví uma uma frase sendo dita por uma professora que pareceu uma fórmula mágica, a descoberta de um buraco negro, a eureka que eu precisa ouvir.
            Muitos dizem que o passado é imutável, pois já não se pode fazer nada para modifica-lo, pois já passou. Isto é uma grande inverdade, afinal, porque se procura analista? Simples, para dar um novo significado tendo uma nova visão sobre determinada história de sua vida. Você passa a ressignificar o seu passado.
            É como se você pudesse voltar ao passado e ver ele exatamente como aconteceu, e não como você se lembra dele. Como se você pudesse dar novos valores aos seus sentimentos em relação a fatos acontecidos. Como se o tempo presente te desse uma nova oportunidade de voltar e reviver, nem que seja somente para entender.
            A história de todos nós assim como a história da humanidade é resultante de um passado. Mas o presente  pode mudar como enxergamos o passado (alguns chamariam isto de amadurecimento). É o que tenho buscado por estes dias em minha vida. Um novo significado a respeito de tudo o que passei, e em que tudo resultou.
            Hoje ao olhar para trás, todas as situações e imprevistos e tristezas acontecidas parecem hoje fazer sentido de alguma forma. É como se antes eu olhasse para minha vida e visse somente um novelo de lã. Um emaranhado sem sentido. Mas hoje vejo que este emaranhado foi se desfazendo e fazendo algo belo.
            O que está sendo feito ainda está inacabado. Ainda vejo um emaranhado de lã. Mas a certeza de que logo tudo vai acabar ou ser diferente, ou de que posso dar novos significados a minha vida, me deixa tranquilo, e me faz ter ESPERANÇA.

.

Nenhum comentário: