domingo, 21 de agosto de 2011

Propósito

            Nascí e vivo num país pacífico. Sou de uma geração em que a palavra liberdade ainda soava como uma boa novidade. Crescí numa cidade pequena onde tudo parecia sempre acontecer em outro lugar. Nunca fui engajado na política, nem nunca fui rodeado por posicionamentos extremistas.
            Tudo veio de graça para quem nasceu e cresceu na década de 80 (como eu). Só tivemos de passar por crises financeiras e presenciar o último grande movimento do país, a saber, o impeachment de Collor. Não falo tudo isto por eu ser patriota, anarquista ou qualquer outra coisa, (embora haja muito patriotismo em mim).
            Falo pela falta de ideologia, a falta de um "objeto" para se perseguir, algo mais palpável do que a tal felicidade, do que meros sonhos. Onde eu vivo não há guerras em que eu possa me levantar e gritar : "eu quero defender essa causa". Não há uma ditadura que me faça querer gritar: "não vou me calar". Não há um perigo iminente a minha volta que me preocupe em pensar: "preciso me defender".
            Mesmo não havendo tais eventos, me pego falando ou querendo falar tais frases. Querendo encontrar uma causa que me tire desta zona de conforto. Um motivo que me faça sentir uma utilidade. Um propósito...
            Quero entrar numa guerra porque estando em uma, saberia pelo o quê estou lutando. Estando em uma ditadura saberia quem quer me calar, e o que deveria ser dito. Tendo conhecimento de um perigo iminente, saberia qual seria a melhor defesa.
            Mas crescí no período da comodidade, onde as conquistas ainda acontecem, mas de modo pacífico, lento e limpo. Sem sangue, mas com certeza deixando uma cicatriz.