sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sustentabilidade

            Hoje uma cena hoje me chamou atenção por dois motivos diferentes. De imediato foi uma cena engraçada, mas que em seguida me deixou reflexivo. Eis o que aconteceu...
            Uma mãe se aproximou daquelas lixeiras de reciclagem, e orientou ao filho que jogasse a caixa de todinho no cesto azul, pois a caixa de todinho é de papel e a cesta azul corresponde a papel. A criança que aparentava ter seus 2 aninhos disse: mas mãe eu gosto mais de amarelo. A mãe retrucou dizendo que não se tratava de que cor se gostava, mas sim de qual era o correto a ser feito. E a criança começou a bater o pé dizendo que queria jogar no amarelo. A mãe paciente como poucas que já ví (ou como eu não seria ), disse que não sairiam dalí enquanto ele não jogasse no azul, o que por cansaço a criança acabou fazendo.
            Sempre fui responsável e sempre fiz o certo quando o assunto é sustentabilidade. Em casa separo o lixo, não costumo deixar a mangueira jorrando água por horas, não jogo lixo na rua, etc., mas nunca havia feito com responsabilidade. Sempre fiz porque sempre soube que era o certo a ser feito. Não sei se por egoísmo ou coisa parecida nunca pensei na continuação do planeta sem mim. Aliás, imaginar que a vida segue e tudo mais continua é para mim, meio que uma forma de aceitar minha mortalidade, ou seja, que um dia morrerei.
            Mesmo isto não sendo um fato que ignoro (afinal é claro que sempre soube que morrerei), procuro não pensar em um fim. Vou vivendo e vivendo sem muitos planos ou pretensões. Mas pela primeira vez conseguí enxergar este tal futuro de nosso planeta, e não foi pensando em mim, mas olhando para um menino teimoso que gosta de amarelo.

.

Nenhum comentário: