domingo, 31 de julho de 2011

Família

         
             Algumas vezes disse repetidamente que havia nascido na família errada. Toda a minha história parece tortuosa, como se eu estivesse escrevendo a caneta sobre os desejos e anseios de meus pais que escreveram a lápis. Cada decisão tomada, cada atitude esperada, quase sempre era contrária.
            Eu sou filho de uma mulher que aos 20 anos esperava o seu segundo filho, e tinha um forte desejo de que fosse uma menina para poder "fechar a fábrica" e seguir conforme o planejado. Numa época diferente dos dias atuais onde não se podia escolher ou sequer saber com exatidão o sexo da criança, minha mãe seguindo o seu instinto (que hoje permite piadas internas), preparou um enxoval todo rosa. E todo o resto vocês devem imaginar como foi, e hoje é somente uma história.
            Crescí num ambiente onde religião não era um rótulo que carregávamos.
            - Qual a sua religião?
            - Eu sou crente.
            Não, não era para responder esta pergunta que tínhamos uma religião. Vivíamos de tal modo que esta pergunta se tornava desnecessária, todos sabiam o que éramos. Fosse pelos modos, pelo não uso de algumas palavras, fosse pela roupa, pelos hábitos rotineiros, enfim, éramos crentes, não somente dizíamos que éramos.
            Estou dizendo isto porque nem todos sabem o que é crescer assim, nem todos entendem. Já faz mais ou menos de cinco a sete anos que não freqüento mais a igreja (não como um membro), vou raras vezes como um visitante, para alguns que conseguem entender o que é ser crente respondo: não dá para brincar de ser crente, ou você é, ou não é.
            Sempre me perguntei como seria minha vida se tivesse crescido em outro ambiente, com outra família, ou tido outros ensinamentos. Mas o que poucas vezes fiz foi agradecer por ter crescido debaixo destes ensinamentos, desta educação. Noventa por cento do meu caráter, do que sou, do que considero certo ou errado, de como enxergo o meu próximo, devo a educação que tive. Não sei se sou motivo de orgulho para meus pais, isto somente eles podem responder, mas me orgulho muito hoje da criação que tive.
            Não gostaria de ser nem um pouco diferente da pessoa que hoje sou.

.

Nenhum comentário: