sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rotina

     

  Sabe aquela sensação de que o tempo está voando e falta tempo pra se fazer tudo o que se quer? Aquele aniversário que era semana que vem, já é amanhã, aquela prova que só seria no início do outro mês, te pegou de surpresa, afinal é hoje, sabe esses dias...!? Quando você tiver todos estes sintomas que é tão comum a tantos, não se apavore, você caiu na rotina.
          Ouví certa vez que nossos dias se assemelham a um motorista e seu veículo. Quando se está aprendendo a dirigir, o motorista fica atento a cada detalhe e movimento que faz. Quando acelerar, passar a marcha, dar seta, colocar o cinto; e faz tudo com a máxima atenção. A partir do momento em que ele se habitua a tal prática, ele passa a fazer tudo isto sem que perceba, e ainda consegue com a prática, falar ao telefone, comer enquanto dirige, e conversar com o passageiro sem se sentir incomodado.
          Nossa vida se assemelha a isto, em perceber os movimentos que são feitos durante o dia. E como todos os dias trabalhamos, ou estudamos, ou até mesmo quando não fazemos nada, criamos ciclos que vão se gravando na mente, e nossos gestos e atitudes diárias vão se tornando algo automático, quase não percebemos que o estamos fazendo. Acordamos, trabalhamos, estudamos, e dormimos dia após dia, nos dando uma sensação de repetição. Acostumamos a "dirigir" nossas vidas.
          A sensação de perceber tudo como novo quando dirigimos, só acontece novamente quando compramos um carro novo, ou andamos em carros diferentes. E é neste ponto que queria chegar. Olhar em volta com outros olhos nem sempre pode resolver, mas tentar tornar cada dia diferente, fará com que você enxergue o seu dia, e ele não terá sido só mais um. Pequenas mudanças podem tirar esta sensação de rotina, como mudar o trajeto que você faz ao ir trabalhar, almoçar em algum lugar diferente, conversar com pessoas que você não tem este hábito. Podem parecer coisas pequenas, mas te garanto que você passará a perceber que seus dias se tornarão mais longos. Podem até não se tornar (afinal o dia só tem 24 horas e isto não mudará), mas a sensação... ah a sensação, só você provando.

.

Nenhum comentário: